Suplementação

Whey protein concentrado ou isolado? Entenda as diferenças e qual é o mais indicado para você

3 scoops com diferentes tipos de whey protein, incluindo a versão de whey concentrado e isolado, com pesos de academia ao fundo

Todo mundo sabe que o whey protein é um dos suplementos mais consumidos e amados, seja por atletas, praticantes de atividade física ou até mesmo quem busca ter mais qualidade de vida, como os idosos.

Esse grande reconhecimento em torno do whey protein está relacionado ao seu alto valor nutricional, já que ele oferece uma proteína de excelente qualidade de forma prática, o que o torna uma ótima alternativa para pessoas que têm dificuldade em consumir uma quantidade adequada desse nutriente através das refeições.

Atualmente, no entanto, é possível encontrar diferentes variedades de whey protein, como concentrado e isolado. O que gera uma grande dúvida no consumidor: qual suplemento devo comprar e qual é o melhor para minha rotina e dieta?

Neste artigo, você vai entender as diferenças entre o whey concentrado e o whey isolado, além de aprender em quais situações cada tipo é mais indicado, de acordo com o objetivo e estado de saúde de cada um. 

O que é whey protein?

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite durante o processo de produção do queijo. O suplemento é considerado uma das melhores fontes de proteína, pois contém todos os aminoácidos considerados essenciais para o organismo.

Por conta do seu potencial nutritivo, o whey protein é absorvido facilmente pelo corpo e age principalmente nas fibras musculares. É por isso que ele é muito usado para melhorar o desempenho e a recuperação dos músculos, além de ajudar no ganho e na preservação de massa muscular.

Leia também: 5 receitas saudáveis com whey protein: veja como tornar seu dia mais prático

Whey protein concentrado

O whey protein concentrado é a forma menos processada do suplemento, pois contém de  60% a 85% de proteína na composição, e o restante corresponde a carboidratos, gorduras e minerais. Dentre os tipos de whey, o concentrado tende a ser mais saboroso e o que melhor garante a sensação de saciedade.

Além do uso pelo público esportista focado em aumentar a massa muscular, por oferecer nutrientes que são importantes componentes do tecido ósseo, o whey protein concentrado é interessante para pessoas com idade mais avançada, pois ajuda na manutenção da massa óssea.

Entretanto, o whey protein concentrado não é indicado para pessoas com intolerância à lactose ou dietas com restrição calórica, já que esse tipo retém mais componentes do soro do leite.

Whey protein isolado

O whey protein isolado passa por outro processo de fabricação, por isso, pode ter cerca de 90% de proteína na composição, ou seja, é um suplemento mais puro. Neste tipo, quase toda gordura ou carboidrato são eliminados durante a produção, fazendo com o que o isolado seja a opção mais indicada para intolerantes à lactose.

Para quem quer perder peso e ter uma baixa ingestão calórica, o whey protein isolado é a versão mais indicada, pois, por ter pouca gordura ou carboidrato na composição, auxilia no processo de emagrecimento.

Embora o whey protein isolado tenha níveis muito baixos de lactose, algumas pessoas com alta sensibilidade à lactose ou intolerância severa ainda podem experimentar desconforto.

Diferença entre whey concentrado e isolado

Os dois tipos são uma ótima fonte de proteína, e as principais diferenças entre elas são o processo de produção, a composição e o custo.

Enquanto o whey concentrado passa por um processo de filtragem mais simples, preservando os componentes do soro do leite, como gorduras e carboidratos, o whey isolado passa por uma produção mais complexa, que remove os outros elementos, concentrando principalmente a proteína.

Em relação ao preço, o whey protein concentrado é mais acessível, visto que o processo de produção é mais simples, ao contrário do isolado, que tem um custo mais alto pois a fabricação é mais complexa.

Quando se trata de sabor e textura, o whey protein concentrado tende a ser mais cremoso e saboroso por conta da presença de gorduras e carboidratos, diferente do isolado, que tem um sabor mais suave e não é tão cremoso por ser composto praticamente de proteína.

Qual tipo de whey protein escolher?

A escolha entre os tipos de whey protein depende de muitos fatores, como objetivo nutricional, estado de saúde, restrições alimentares e até orçamento. 

O whey protein concentrado é recomendado para:

  • Pessoas que buscam um melhor custo-benefício na compra de suplementos e desejam um whey protein eficiente sem gastar tanto.
  • Quem não tem restrição alimentar ou intolerância à lactose.
  • Indivíduos que procuram uma proteína de qualidade e não se preocupam se o suplemento tem gorduras ou carboidratos em sua fórmula, e prezam mais pelo sabor e cremosidade. 

O whey protein isolado é recomendado para:

  • Quem busca um suplemento com muita pureza e grande concentração de proteínas sem se preocupar com o custo. 
  • Indivíduos que querem emagrecer, reduzir a ingestão de calorias na dieta e estão consumindo uma quantidade baixa de gordura e carboidratos.
  • Quem tem intolerância à lactose ou restrição alimentar. 

Lembre-se, porém, que é fundamental ter o acompanhamento de um nutricionista ou médico especialista antes de iniciar qualquer suplementação.

Confira também: Aprenda a combinar whey protein com outros suplementos e maximize os resultados

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *