A creatina é um verdadeiro coringa e oferece vários benefícios para a saúde, que vão desde o aumento de força e melhora no rendimento físico até a prevenção de lesões e efeitos antidepressivos. Além disso, ajuda no funcionamento do cérebro, que fica com a memória mais afiada e tem uma melhora na concentração.
É preciso ficar atento com a quantidade, no entanto. Tem gente que acha que quanto mais creatina, melhor. Além de não ajudar, pode até atrapalhar a saúde: o excesso de creatina pode trazer alguns efeitos colaterais bem desagradáveis.
Para te ajudar a tirar o máximo proveito desse suplemento importante sem exageros, vamos listar todas as informações necessárias abaixo, como dosagem, benefícios e riscos do uso excessivo do suplemento para o corpo. Boa leitura!
Quais são os benefícios da creatina?
- Melhor performance nos treinos: a creatina aumenta a concentração nos músculos, dando aquele gás extra em exercícios que exigem explosões rápidas de energia.
- Aumento de força e massa muscular: mais energia significa mais peso levantado e mais repetições. Isso sem falar que a creatina potencializa a síntese de proteínas, o que resulta em músculos mais volumosos.
- Aumento da densidade óssea: para os idosos, a creatina pode melhorar a densidade óssea durante os treinos de resistência.
- Ganho de massa magra: com ajuda da creatina e de treinos regulares, você ganha massa magra enquanto preserva o que já conquistou.
- Reparação muscular rápida: a creatina contribui para a produção de células que ajudam na recuperação e até no aumento das fibras musculares, ou seja, mais músculos e menos dor.
- Prevenção de lesões: a creatina pode prevenir e reduzir o risco de lesões, e até mesmo auxiliar na sua recuperação.
- Diminui a fadiga muscular: a fadiga que te pega no meio do treino pode ser reduzida. Além de retardar o cansaço, a creatina permite que você se esforce mais e por mais tempo.
- Melhora no desempenho cognitivo: sim, a creatina também dá uma força ao cérebro e ajuda na memória, no processamento de informações e na resistência mental.
Quantas vezes ao dia posso tomar Creatina?
Essa é uma das dúvidas mais frequentes. Afinal, pode tomar creatina duas vezes por dia? A resposta é sim e não.
A dose diária recomendada é de 3 a 5 gramas por dia, dependendo do seu peso, saúde e objetivos. Isso pode ser dividido em uma ou duas doses, mas a verdade é que uma única dose já dá conta do recado. Afinal, os resultados no corpo vão ser os mesmos.
Agora, se você está na fase de carga (também conhecida como saturação), aí sim, mais doses podem ser necessárias. Nessa fase, com orientação médica, algumas pessoas podem consumir até 20 gramas por dia, divididas em 4 doses de 5 gramas. Mas essa fase dura cerca de 5 a 7 dias. Depois disso, a pessoa deve voltar para 3 a 5 gramas diárias para manter os benefícios.
E, claro, não custa lembrar: sempre consulte um médico antes de começar qualquer suplementação.
Consumo exagerado de creatina
A creatina é um suplemento fabuloso para quem pratica exercício físico. Porém, antes de sair tomando como se não houvesse amanhã, lembre-se: mais não significa melhor. Exagerar na dose pode causar mais estragos do que ganhos. Aqui vão alguns efeitos do excesso:
- Sobrecarga nos rins e fígado: altas doses de creatina podem sobrecarregar os rins e o fígado, especialmente em pessoas com problemas de saúde pré-existentes.
- Desconforto digestivo: grandes doses de creatina podem causar desconforto gastrointestinal, como diarreia, cólicas e inchaço abdominal.
- Desidratação: a creatina faz o músculo reter água, então, se você não estiver bebendo o suficiente, pode acabar desidratado. Lembre-se de tomar bastante água.
Ou seja, mais nem sempre é melhor — e com a creatina, não é diferente. Para tirar o máximo proveito, mantenha uma rotina saudável, com uma alimentação equilibrada e exercícios regulares.
Confira: Corrida: 8 dicas para quem quer iniciar no esporte e fortalecer o corpo