A creatina é um dos suplementos mais estudados e usados por quem leva os treinos a sério. Além dos benefícios na atividade física, a ciência vem descobrindo que ela pode ajudar na memória, na capacidade de raciocínio e até mesmo ser uma aliada no tratamento contra a depressão.
Contudo, uma dúvida muito recorrente é: será que pode tomar pré-treino com creatina? Será que essa combinação é segura e eficaz?
A resposta para esse questionamento é sim! Mas, como sempre, é importante entender como cada um age no corpo e como aumentar ainda mais seus benefícios.
O que é a creatina e por que não devemos parar de tomá-la?
A creatina é um composto naturalmente produzido pelo corpo e que é encontrado em alimentos como carne e peixe. Ela tem um papel muito importante na produção de energia, e ajuda a melhorar a força, a resistência e a recuperação muscular.
Diferentemente de muitos suplementos, a creatina não precisa ser tomada apenas antes do treino. O efeito dela acontece pelo acúmulo diário no organismo, então a consistência no consumo é o que realmente importa.
Se você já toma creatina, é recomendado manter o uso contínuo, inclusive nos dias de descanso, para manter os estoques musculares sempre em dia.
E o pré-treino, como funciona?
Os suplementos pré-treino são formulados para trazer energia, melhorar o foco e oferecer mais resistência para os treinos. Eles podem conter diversos ingredientes, como:
- Cafeína: melhora o estado de alerta e reduz aquela sensação de cansaço;
- Beta-alanina: ajuda na resistência muscular e reduz o acúmulo de ácido lático;
- Arginina e citrulina: promove vasodilatação, melhorando o fluxo sanguíneo e a oxigenação muscular;
- Creatina: algumas fórmulas, inclusive, já incluem creatina em sua composição, enquanto outras não.
A combinação desses ingredientes pode resultar em treinos mais intensos e um desempenho melhor.
Leia também: Saiba mais sobre a história da creatina
Tomar creatina e pré-treino juntos faz sentido?
Sim! Pode tomar creatina e pré-treino junto sem problemas. Na verdade, essa combinação pode ser vantajosa porque:
- O pré-treino fornece energia imediata e melhora o foco;
- A creatina otimiza a produção de ATP, o que aumenta a força e a resistência;
- Juntos, os dois suplementos podem contribuir para um desempenho maior e recuperação muscular melhor.
Se o seu pré-treino já contém creatina, verifique a dosagem no rótulo. A quantidade recomendada de creatina por dia gira em torno de 3g a 5g, de acordo com a recomendação do seu médico ou nutricionista.
Como tomar pré-treino com creatina?
Agora que você já sabe que pode tomar creatina e pré-treino junto, se o seu objetivo é um desempenho maior, a forma de consumo pode seguir essas sugestões:
- Creatina: ela pode ser tomada a qualquer momento do dia, mas muitas pessoas preferem consumi-la junto com o pré-treino por pura praticidade.
- Pré-treino: deve ser ingerido cerca de 30 minutos antes do treino, tempo que permite que os ingredientes do pré-treino façam efeito no momento certo.
- Hidratação: a creatina exige um consumo adequado de água para ser bem aproveitada pelo organismo.
Veja também: Como tomar creatina e potencializar os benefícios do suplemento
A combinação pré-treino com creatina vale a pena?
Definitivamente! Se você quer mais força, resistência e foco, combinar pré-treino com creatina pode ser uma excelente estratégia. Apenas fique atento aos rótulos dos produtos para garantir que está consumindo as doses adequadas de cada nutriente.
A Soldiers Nutrition, por exemplo, produz creatina com alto grau de pureza para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios do suplemento. Além disso, conta com uma linha de pré-treinos com e sem cafeína, que ajudam a melhorar o desempenho durante os treinos.
Seja você iniciante ou experiente na academia, manter a disciplina na suplementação e nos treinos é o que vai fazer você ver resultados no longo prazo. Então, aproveite os benefícios da creatina e do pré-treino e continue firme no seu caminho para um corpo mais forte e, sem dúvida, mais saudável.
Leia mais: Quantas vezes no dia posso tomar creatina? Saiba os benefícios e riscos do excesso